Treinadores

Joana Santos


Pratica karate desde 1997, iniciando a sua formação na secção de Karate da Sociedade de Recreio Artístico de Aveiro até 2006, altura em que ajudou a fundar a Academia de Karate Shotokan de Aveiro. Contou desde o início com a orientação dos seus treinadores, Victor Dinis e Isabel Teixeira, responsáveis técnicos da União de Dojos de Karate Shotokan, associação na qual o Centro Paroquial de São Bernardo é filiado.
Tem o curso de treinador monitor da Federação Nacional de Karate-Portugal. Conta no seu currículo com vários títulos a nível regional e nacional, bem como 3 pódios no European Shotokan Karate Championship, na prova de kata equipa.
A nível profissional tem a licenciatura pré-bolonha em Engenharia de Materiais da Universidade de Aveiro, sendo actualmente estudante do 2º ciclo do mestrado integrado de Medicina na Universidade de Coimbra.



Filipe Miranda




Iniciou a prática de karate em 1976, em Luanda, Angola, com 12 anos, no Centro Angolano da Karate (CAK), onde permaneceu até Janeiro de 1980, altura em que se mudou para Portugal, continuando então o seu percurso como karateca no Karate Clube de Caldas da Rainha (KCCR). Em 1983, com o ingresso na Universidade, mudou de residência para Aveiro. Desde então, praticou karate em Ílhavo, no clube “Os Ílhavos” e em Aveiro, no Centro Karate-Do de Aveiro (CKA). Em 1999, e até 2005, após paragem por motivos familiares e profissionais, retoma os treinos de Karate na Sociedade Recreio Artístico (SRA), em Aveiro. Desde 2005 prossegue o seu percurso como praticante na Academia Karate Shotokan de Aveiro (AKSA).

No percurso como treinador de karate destacam-se os seguintes momentos:
·  1978: ainda muito jovem, com a graduação de 7º kyu, em Luanda (CAK), inicia os primeiros passos na colaboração da orientação de sessões de treino;
·  1980 - 1983: já em Portugal (KCCR), continua a colaborar na orientação de sessões de treino;
·  2002 (Abril): frequenta, com aproveitamento, o “9º Curso de Formação de Treinadores Monitores de Karate” da Federação Nacional de Karate – Portugal (FNK-P), tendo sido emitida a Caderneta de Identificação de treinador (CIT) com o n.º 742;
·  2002 (Outubro a Dezembro): frequenta, com aproveitamento, o “3º Curso de Formação de Treinadores de Karate de Nível I”, da Federação Nacional de Karate – Portugal;
·  2009 (Julho): conclusão, com aproveitamento, do “I Curso JKA-P” de Instrutores, Examinadores e Árbitros, com a duração de três anos, tendo sido classificado como Instrutor E, Examinador F e Arbitro F;
·  2009 (Abril a Dezembro): Frequenta (aguarda publicação dos resultados por parte da FNK-P), o “3º Curso de Formação de Treinadores de Karate de Nível II”, da Federação Nacional de Karate – Portugal.

A nível profissional possui a licenciatura pré-bolonha em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, da Universidade de Aveiro.




Gonçalo Miranda